Preconceito
Preconceito (prefixo pré-conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
É um assunto bem interessante porque praticamente todos nós temos um pouco de preconceito, pois se somos criados em meio a um ambiente com sua cultura, nos acostumamos com o que esta ao nosso redor, tomamos como exemplo uma tradição chinesa, onde as mulheres, desde muito novas, amarram seus pés e usam sapatos bem pequenos para que eles não cresçam, dessa forma acabam ficando deformados. Segundo a cultura chinesa, quanto menor o pé da moça, maior o "status", isso é bizarro? Sem noção? Por favor não seremos preconceituosos, isso é cultura! Também podemos tomar como exemplo as religiões, se você é religioso e se depara com outra pessoa de outra religião provavelmente Haverá ao menos um pouco de preconceito. Mas o mais preocupante é a forma que isso tem se alastrado no Brasil, principalmente quando se trata da questão sexual, mas antes de fazer um pré juízo de alguém pense o seguinte apesar das diferenças somos todos iguais, qualquer ser humano tem seus sentimentos, todos nós choramos e rimos, o que nos faz diferente é que cada um tem sua própria história, em meio essas historias que se forma cada caráter, que descobrimos quem somos e do que gostamos. Quando cada um de nós olharmos para outra pessoa além de ter alguém exatamente como nós, com sentimentos, pensamentos, além disso existe toda uma história por trás, aí não importa sexualidade, religião, raça, ou de onde ela vem, acima de tudo ela merece seu respeito.
Concluindo, não se prenda a conceitos que te leve a tratar com desrespeito qualquer outra pessoa, não se esqueça que por trás de cada um existe uma história. Antes de olhar para o outro olhe para si mesmo, somos seres cheios de defeitos, se nos preocupássemos mais em sermos pessoas melhores, se caso interferimos na vida dos outros que seja para ajudar e não criticar, julgar ou coisas do gênero, assim nós viveremos melhor, e ajudaremos os outros a viver também.
Pense nisso !
Igor Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário