
O Lado oculto da ditadura da beleza – TEXTO II
“ A pior ditadura é aquela que nos controla por dentro, que distorce nossa crítica e a percepção da realidade. As mulheres e também inúmeros homens, vivem debaixo de uma ditadura interior e de uma democracia política exterior. O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação e não a satisfação. Pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, feliz, tranqüila, não é consumista, consome de maneira inteligente, não precisa viver na paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos, todavia pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no ter. Consomem cada ver mais, porém sentem cada vez menos. “
Augusto Cury
Esse padrão não conseguiria se estabelecer dentro da nossa sociedade se não fosse pela constante ajuda da mídia, pois desde criança é através da mídia que somos facilmente manipuladas e influenciadas a acreditar em tudo que nos é imposto.
É simples, se o que somos e pensamos é fruto de tudo que vivemos, a manipulação vem desde muito novo, não relacionado apenas ao padrão de beleza, mas a tudo que a eles interessa, ou seja: R$.
No caso desse falso ideal de beleza, as pequenas e jovens crianças vêem na TV alguns programas que transmite essa idéia, como por exemplo: Miss Brasil, anunciando as mais lindas do Brasil, no dia seguinte assistem Pânico na Band, vêem as panicats e o apresentador anunciando “as mais gatas da TV”, no outro dia vão ao hiper-mercado e na fila do caixa rápido vêem aquelas revistas com várias mulheres na capa, e aquela criança ainda aprendendo a ler observa o seguinte anúncio: “ DICAS PARA O CORPO PERFEITO”, e vários outros exemplos que não vou citar.
Tudo que olhamos, seja uma imagem, uma foto, um anúncio, involuntariamente isso é processado e guardado em nossa memória. Quando a mulher se desenvolve, ela esta se olhando do espelho e fazendo uma alta análise de si mesma, e o que está na mente dela como verdade absoluta é que para ser considerada bonita, tem que estar naquele determinado padrão, e então ela não se sente nesse padrão, vindo então a baixa auto estima, a insatisfação consigo mesma e as piores conseqüências.
(continuação TEXTO III)
Igor Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário