sábado, 27 de abril de 2013


objetivo do blog

  Blog criado com o objetivo de compartilhar meus pensamentos, não tem certo e errado, apenas reflexões, terá pelo menos um texto novo por semana do nosso cotidiano quase sempre trazendo uma visão que passa desapercebido. Se gostou compartilhe. Abraços.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Preconceito

Preconceito

Preconceito (prefixo pré-conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
É um assunto bem interessante porque praticamente todos nós temos um pouco de preconceito, pois se somos criados em meio a um ambiente com sua cultura, nos acostumamos com o que esta ao nosso redor, tomamos como exemplo uma tradição chinesa, onde as mulheres, desde muito novas, amarram seus pés e usam sapatos bem pequenos para que eles não cresçam, dessa forma acabam ficando deformados. Segundo a cultura chinesa, quanto menor o pé da moça, maior o "status", isso é bizarro? Sem noção? Por favor não seremos preconceituosos, isso é cultura! Também podemos tomar como exemplo as religiões, se você é religioso e se depara com outra pessoa de outra religião provavelmente Haverá ao menos um pouco de preconceito. Mas o mais preocupante é a forma que isso tem se alastrado no Brasil, principalmente quando se trata da questão sexual, mas antes de fazer um pré juízo de alguém pense o seguinte apesar das diferenças somos todos iguais, qualquer ser humano tem seus sentimentos, todos nós choramos e rimos, o que nos faz diferente é que cada um tem sua própria história, em meio essas historias que se forma cada caráter, que descobrimos quem somos e do que gostamos. Quando cada um de nós olharmos para outra pessoa além de ter alguém exatamente como nós, com sentimentos, pensamentos, além disso existe toda uma história por trás, aí não importa sexualidade, religião, raça, ou de onde ela vem, acima de tudo ela merece seu respeito.
Concluindo, não se prenda a conceitos que te leve a tratar com desrespeito qualquer outra pessoa, não se esqueça que por trás de cada um existe uma história. Antes de olhar para o outro olhe para si mesmo, somos seres cheios de defeitos, se nos preocupássemos mais em sermos pessoas melhores, se caso interferimos na vida dos outros que seja para ajudar e não criticar, julgar ou coisas do gênero, assim nós viveremos melhor, e ajudaremos os outros a viver também.
Pense nisso !

Igor Alves.

sábado, 13 de abril de 2013

Escravos do tempo



Escravos do tempo

Saímos de nossas casas a caminho do trabalho, escola, faculdade... De carro, ônibus, a pé... Sempre com um horário a cumprir, e assim regemos nossas vidas, a caminho de nossos compromissos qualquer interferência é como se fosse o fim, estresse e reclamações são as primeiras reações que temos, até ai tudo bem, pois todos nós temos que seguir certas regras, como não se atrasar, mas o grande problema é que quase tudo que fazemos segue esse mesmo padrão, por exemplo, quando voltamos as nossas respectivas casas, qual quer interferência é como se fosse a mesma coisa, damos importância a pressa deixamos de lado a paciência, nesse momento o mais importante é nós, como se o mundo girasse ao nosso redor, quem esta do lado esta errado, se o motorista do ônibus para pra fazer uma troca de cobrador ele esta errado, se tem um acidente nos estressamos, muitas vezes não se preocupamos com os acidentados por que estamos com pressa , mas será que paramos para pensar que talvez aquelas pessoas nem se quer voltaram pra suas casas, enquanto eu e você por mais  que demore conseguimos chegar. Pense comigo quando voltamos para casa, o objetivo é chegar em casa, então vamos dar importância ao que realmente importa.

Estamos sempre ansiosos, começamos assistir Jornal nacional, preocupado com o que vai acontecer na novela, ao mesmo tempo pensando que depois que acabar a novela temos outra coisa pra fazer, e depois temos que dormir porque  para acordar cedo pra trabalhar... Não temos tempo pra nós mesmos, não paramos pra refletir, organizar nossas ideias, praticamente não pensamos, já esta tudo programado em nossa mente.

Fica de reflexão Musica do Lenine paciencia http://www.youtube.com/watch?v=9X-hhzu0riw

(Texto inspirado da aula de geografia do cursinho pré-vestibular, prof. Bruno) 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Padrão de beleza Texto III


O lado oculto do padrão de beleza – TEXTO III

A perda de uma vida, até quando aceitaremos isso?

            A dor de uma mãe ao enterrar sua filha, esse é um dos casos que temos mais parcela de culpa do que imaginamos. Quando a grande maioria da sociedade aceita e financia essa ditadura, financia comprando revistas,financia dando audiência aos malditos programas que enfatizam e transmitem esse falso ideal de beleza. Quando aceitamos isso, esse padrão só tem de a crescer, a busca da mulheres por esse padrão cresce, a lipoaspiração cresce, a falta de qualidade de vida cresce, a falta de amor próprio cresce, e os números de pessoas que perdem a vida pela busca incansável por esse falso ideal também cresce.
            A vontade que muitas mulheres tem por se adequar aos padrões atuais é responsável por histórias dramáticas e até casos fatais. Além das cirurgias plásticas que são realizadas desnecessariamente , meninas desenvolvem cada vez mais cedo anorexia e bulimia. No decorrer do tempo nos deparamos com muitas outras histórias de mulheres em busca do "corpo perfeito" , mas que infelizmente acabou em tristeza.

           Esse texto é principalmente voltado para os homens. Pois quando aceitam esse padrão, desvaloriza a própria mulher que escolheu para viver ao seu lado. Lançam piadinhas idiotas, comentários valorizando o corpo de outras mulheres, eles não imaginam o estrago que ocorre no psicológico da própria mulher.
            Não vamos aceitar esse padrão, não financiem tudo isso, olhe para a sua família, diga para a sua esposa que a ama, declare que ela é a mulher mais linda deste mundo. Leve seus filhos desde pequenos a criticarem o modelo de beleza imposto pela mídia, levem seus filhos desde pequenos a serem seres pensantes. Ressalte a beleza física e intelectual de seus filhos.

MULHERES, vocês são o que quiserem ser. Vocês são os pilares das famílias, a luz do mundo, vocês são insubstituíveis.Vocês são mães, filhas, avós. Vocês completam o incompleto. As mulheres são obras-primas de Deus.

Dedicado à minha linda esposa.


                                                                 Igor Alves

Padrão de beleza Texto II





O Lado oculto da ditadura da beleza – TEXTO II

“ A pior ditadura é aquela que nos controla por dentro, que distorce nossa crítica e a percepção da realidade. As mulheres e também inúmeros homens, vivem debaixo de uma ditadura interior e de uma democracia política exterior. O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação e não a satisfação. Pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, feliz, tranqüila, não é consumista, consome de maneira inteligente, não precisa viver na paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos, todavia pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no ter. Consomem cada ver mais, porém sentem cada vez menos. “

                                                        Augusto Cury

                   Esse padrão não conseguiria se estabelecer dentro da nossa sociedade se não fosse pela constante ajuda da mídia, pois desde criança é através da mídia que somos facilmente manipuladas e influenciadas a acreditar em tudo que nos é imposto.
É simples, se o que somos e pensamos é fruto de tudo que vivemos, a manipulação vem desde muito novo, não relacionado apenas ao padrão de beleza, mas a tudo que a eles interessa, ou seja: R$.
                   No caso desse falso ideal de beleza, as pequenas e jovens crianças vêem na TV alguns programas que transmite essa idéia, como por exemplo: Miss Brasil, anunciando as mais lindas do Brasil, no dia seguinte assistem Pânico na Band, vêem as panicats e o apresentador anunciando “as mais gatas da TV”, no outro dia vão ao hiper-mercado e na fila do caixa rápido vêem aquelas revistas com várias mulheres na capa, e aquela criança ainda aprendendo a ler observa o seguinte anúncio: “ DICAS PARA O CORPO PERFEITO”, e vários outros exemplos que não vou citar.
                   Tudo que olhamos, seja uma imagem, uma foto, um anúncio, involuntariamente isso é processado e guardado em nossa memória. Quando a mulher se desenvolve, ela esta se olhando do espelho e fazendo uma alta análise de si mesma, e o que está na mente dela como verdade absoluta é que para ser considerada bonita, tem que estar naquele determinado padrão, e então ela não se sente nesse padrão, vindo então a baixa auto estima, a insatisfação consigo mesma e as piores conseqüências.

(continuação TEXTO III)
                   

                                           Igor Alves

segunda-feira, 8 de abril de 2013

padrão de beleza texto I


O lado oculto do padrão de beleza - TEXTO I


TV, revistas, propagandas, a mídia em geral, impõe uma ditadura de beleza para sociedade, definem um corpo e toda aquela mulher que não estiver nos parâmetros não é considerada bonita, minando a cabeça das pessoas desde muito jovens, fazendo todos acreditar piamente em tudo que é transmitido a elas. Conforme o desenvolvimento de cada um as piores conseqüências começam a surgir, desde os tempos de escolas muitas moças já sofrem com piadas de mau gosto, os garotos ainda muito jovens com suas mentes minadas com toda essa porcaria, olham pra essas moças até mesmo com seu subconsciente vêem que elas estão fora daquela ditadura da beleza, e começa as piadas e apelidos que para essas pequenas moças jamais serão esquecidas.

Passado a fase da infância e adolescência, quando a mulher já tem seu corpo definido, seu caráter e personalidade, para inúmeras mulheres essa ditadura é muito pior, a insatisfação com seu eu tende a piorar, cerca de 600 milhões de mulheres sentem-se escravas dessa masmorra psíquica. É a maior tirania de todos os tempos e uma das maiores devastadoras da saúde psíquica. Estes números monstruosos relatam bem o mau que esse padrão faz para sociedade, para as mulheres em principal que são as maiores vitimas disso tudo que com o tempo passam a sofrer da síndrome PIB ( padrão inatingível de beleza), que não é um simples caso de baixa auto-estima ou mau humor momentâneo mas um transtorno psíquico construída ao longo do tempo no inconsciente, que gera vários sintomas e pode gerar uma péssima qualidade de vida.